♣ Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Serra Ibitira Piroca, visual mais bonito de Alter do Chão, com um pôr do Sol incrível.
A Serra Ibitira Piroca tem esse nome, pois os indígenas Borari, que habitavam a região, ao contemplar a serra, desprovida de árvores a chamavam espontaneamente de Ibitira Piroca, que na língua deles significava “monte pelado, monte sem mata“.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Alter do Chão: como chegar, quando ir, o que fazer
Onde fica e como chegar à Alter do Chão
Alter do Chão fica a aproximadamente 45 minutos de carro do centro de Santarém. A melhor forma de chegar até lá é pela rodovia PA-457.
Apesar de parecer um lugar isolado, chegar à Alter do Chão é mais fácil do que parece. Para quem vai iniciar a viagem de regiões mais distantes, como foi o meu caso, o trecho aéreo é a primeira parte da viagem. O aeroporto mais próximo da é o Aeroporto Internacional de Santarém – Maestro Wilson Fonseca (STM).
De lá, você ainda precisa percorrer cerca de 34 km (em torno de 45 minutos) para chegar até o centrinho de Alter do Chão. Veja as principais alternativas:
» Como ir de carro
Se estiver de carro, basta clicar no link ao lado: Praça central de Alter do Chão O link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para a pracinha bem no centro do distrito (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Não recomendo alugar carro, pois em Alter é possível fazer tudo a pé e os passeios são de barco. Caso prefira, há ainda a opção de pegar um táxi fretado (Precisei pegar um desses na volta e fui muito bem atendido pelo motorista Jota – whatsapp +55 93 84142979) ou aguardar nos pontos de ônibus por alguém fazendo lotação.
» É possível ir de ônibus até Alter do Chão?
Do centro de Santarém até Alter do Chão, existe uma linha pública de ônibus que percorre o trajeto em diversos horários do dia, passando pela Rodoviária e outros pontos na cidade, inclusive em frente ao Shopping de Santarém, único shopping da região. Procure se informar nos pontos de ônibus ou com sua hospedagem. Os horários variam no final de semana.
♦ Tudo sobre a trilha da Serra Ibitira Piroca
Localização (clique no link) Início da trilha Distância (ida e volta) 5 km Tempo em movimento (ida e volta) 1 hora Dificuldade Leve/Moderado
A trilha que leva ao topo da Serra Ibitira Piroca, atrativo que integra a APA Alter do Chão, é de leve a moderada e leva cerca de 30 minutos num ritmo bom pra chegar lá em cima.
A trilha começa dentro da Ilha do Amor, no lado esquerdo – virado pro Rio Tapajós. Partindo do centrinho de Alter, é preciso atravessar a nado ou pagar um jangadeiro pra atravessar. Depois caminhar pelo lado esquerdo (parte de trás dos quiosques), na direção oposta de onde você atravessou, até chegar a uma placa de sinalização indicando a trilha.
A maior parte do caminho é plano e em areia. Em determinado momento, já próximo ao fim, se torna uma subida íngreme, com bastantes pedriscos soltos. Por isso recomendo utilizar um calçado fechado!
Chegando ao topo, você se depara com um enorme cruzeiro de metal e uma placa decorativa com nomes de várias cidades no mundo. O cruzeiro simboliza a chegada da missão católica na região. Antes de madeira, atualmente o que se encontra no topo é de metal. Alguns viajantes se aventuram e sobem no alto do cruzeiro para tirar fotos. TOME MUITO CUIDADO! Quando estive lá reparei que o metal está muito corroído, enferrujado e não é seguro tentar subir na estrutura.
O melhor visual do topo fica próximo à placa da APA Alter do Chão, seguindo por um caminho que se distancia do cruzeiro. Prefira ver o Pôr do Sol de lá. Fica a dica!
♦ Mapa / GPS
SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!