♣ Veja aqui tudo que você precisa saber antes de ir à Salvador, na Bahia: a primeira capital do Brasil, um lugar cheio de histórias e tradições.
Salvador preserva muito da história do nosso povo. A cidade pulsa quando os tambores do Olodum ressoam pelas ruas do Pelourinho A encantadora cidade oferece muitas opções de lazer, cultura e gastronomia para todos os gostos. Há opções para quem gosta de arte, história e música ou para quem aprecia uma boa gastronomia.
♦ Onde fica e como chegar à Salvador
A cidade de Salvador é a capital da Bahia, estando localizada no litoral. Vale mencionar que foi a primeira capital do país, além de ter sido porta de entrada para a colonização portuguesa.
» Aeroporto de Salvador
O principal aeroporto de Salvador é o Aeroporto Internacional de Salvador — Deputado Luís Eduardo Magalhães (SSA), que, na verdade, fica na divisa entre os municípios de Salvador e Lauro de Freitas. Se deslocar do aeroporto até as regiões centrais de Salvador é bem fácil. Além do sistema de metrô, que liga o aeroporto ao centro, a oferta de táxi e aplicativos de mobilidade urbana, como UBER, é grande.
» Transporte público em Salvador
Para quem prefere viajar de ônibus, o Terminal Rodoviário de Salvador fica no bairro Pernambués. Dentro do próprio site da Rodoviária você consegue consultar e reservar passagens. Por meio do aplicativo Moovit-Salvador você consegue pesquisar as linhas de ônibus e rotas para qualquer lugar da cidade.
» Como ir de carro
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o Centro Histórico de Salvador (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
Com a alta no preço do combustível, fora os gastos com revisão e manutenção do veículo e, ainda, a contratação de seguro, não tem como negar que viajar de carro tem se tornado cada vez mais custoso. Por isso, muitas pessoas tem optado por aplicativos gratuitos de carona.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Como viajar sozinho de carona
✦ Quais são os 3 melhores aplicativos de carona solidária do Brasil?
Ainda, uma última opção, é alugar um carro. Nesse caso, indico a RentCars: uma empresa super segura, onde você encontra os melhores preços para reservar um carro para sua viagem. O sistema da RentCars faz uma busca detalhada em várias locadoras e apresenta as melhores opções – não chegue ao destino sem a reserva do carro, pois você pode ter dificuldade para conseguir um veículo na hora.
[/su_box]
♦ Qual a melhor época para visitar Salvador
A temperatura média em Salvador gira em torno dos 24 °C a 26 °C durante todo o ano e dificilmente você passará frio por lá. O que muda no clima da capital baiana é o volume de chuvas, que pode até atrapalhar a viagem em alguns períodos. Se você está em busca de dias de sol e praia, fique ligado!
Para quem deseja fugir das chuvas, a melhor época para viajar a Salvador é entre os meses de outubro e fevereiro. Já o período mais chuvoso em Salvador é marcado pelos meses de abril a agosto.
A alta temporada em Salvador coincide com os meses de verão, quando a cidade tem mais dias de sol, mais festas, muito mais turistas e também tarifas mais altas. No período do carnaval, quando Salvador fica lotada, os preços vão às alturas.
Quase todos as festas do calendário de Salvador coincidem com a chegada do verão. As primeiras são a de Santa Bárbara (Iansã), em 4 de dezembro, e a de Nossa Senhora da Conceição da Praia (Oxum), em 18 de dezembro. Antes do Carnaval, ainda acontecem dois importantes eventos religiosos: a Lavagem do Senhor do Bonfim, na segunda quinta-feira após o Dia de Reis, e a procissão de Iemanjá, em 2 de fevereiro.
O ideal é que você pesquise as características de cada estação do ano naquela região. Recomendo o site https://pt.weatherspark.com/, que, considerando várias informações importantes como umidade, vento, chuva etc, indica a melhor época para se visitar o local — é o que venho utilizando faz algum tempo já, com ótimos resultados.
♦ Onde se hospedar em Salvador
Salvador abriga diversos pontos turísticos, por isso, saber onde se hospedar é, de fato, super importante para que você consiga aproveitar tudo que a cidade tem a oferecer.
O Centro Histórico, assim como acontece em diversos outros destinos, é o lugar que concentra o maior número de opções de hospedagem. Ainda assim, a cidade oferece também opções em outros bairros. Utilizo o Booking.com para pesquisar hotéis, pousadas e albergues nessas regiões. Seguem algumas opções de hospedagens bem avaliadas:
- Hotel Casa do Amarelindo;
- Hotel Fasano Salvador;
- Aram Yami Hotel;
- Monte Pascoal Praia Hotel;
- Pousada Solar Dos Deuses;
♦ Onde comer
O site TRIPADVISOR é o que utilizo para pesquisar os restaurantes mais bem avaliados na região. Apresento 09 estabelecimentos muito bem avaliados:
- Camarada Camarão — Shopping Barra;
- Sanctuarium Atelier Gourmet
- Vini Figueira Gastronomia;
- Camarão Vilas Restaurante;
- Recôncavo Culinária Bar E Restaurante
- Vishnu Culinária Indiana;
- Coco Bambu Bahia;
- Jabú;
- Alfredo’Ro;
♦ O que fazer em Salvador
Salvador tem muita coisa para fazer. Durante o dia, uma boa pedida é visitar a pé as igrejas e museus do centro histórico, caminhar pelo Pelourinho, descer para a cidade baixa pelo Elevador Lacerda, conhecer o Mercado Modelo, apreciar os artistas e as apresentações musicais de rua. Outra boa pedida é visitar a famosa Igreja do Senhor do Bonfim.
Fim de tarde, para curtir o pôr do Sol, dez a cada dez locais te indicam o Farol da Barra ou Farol Santo Antônio, onde fica o Museu Náutico da Bahia, farol mais antigo das Américas. Os turistas costumam se misturar aos locais e caminhar pela orla da praia, visitar as feirinhas de artesanato e gastronomia e aproveitar as últimas horas do dia ouvindo música ao vivo na encosta atrás do farol.
A noite muita gente procurar os barzinhos tradicionais do centrinho ou o badalado bairro do Rio Vermelho, região boêmia, onde o agito não tem hora para terminar.
Ainda, no entorno de Salvador, muitos turistas procuram visitar a belíssima Ilha dos Frades, ou então atravessar o oceano em direção ao famoso Morro de São Paulo, uma pequena, mas badalada vila na extremidade nordeste da Ilha de Tinharé do Bras.
Para os mais aventureiros, Salvador é apenas um ponto de passagem para seguir viagem para a Chapada Diamantina, uma região incrível, que fica a aproximadamente sete horas de ônibus partindo da Capital. Confira aqui o artigo sobe a Chapada!
Se tiver interesse, confira aqui os 10 atrativos de Salvador mais bem avaliados pelos turistas, segundo o site TRIPADVISOR.
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre Curitiba. Pode ter certeza que essa será uma viagem incrível! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!