♣ Veja aqui tudo que você precisa saber sobre o Pico do Papagaio, trilha muito procurada para contemplação do nascer do Sol, com o visual mais incrível de toda Ilha Grande.
O primeiro passo para conhecer a Pico do Papagaio, é chegar até a Vila do Abraão, na Ilha Grande Para isso, recomendo que antes de continuar a leitura, dê uma lida no artigo abaixo, que explica tudo que precisa saber sobre o tema.
✦ Ilha Grande: como chegar, quando ir, o que fazer
O Pico do Papagaio está inserido no Parque Estadual da Ilha Grande (PEIG) e fica na Vila do Abraão, na Ilha Grande, município de Angra dos Reis, no Estado do Rio de Janeiro;
♦ Onde começa a trilha do Pico do Papagaio
Os veículos não são permitidos na Ilha Grande, inclusive em na Vila do Abraão. A única forma de chegar até o início da trilha é caminhando.
Esse trecho vai ser bem chato. São aproximadamente 1.5 km (25 minutos) caminhando a partir do cais turístico da Vila do Abraão, pela Estrada que liga Abraão à Vila de Dois Rios (T14). É uma subida leve, mas bem entediante em ziguezague.
A trilha começa a partir de uma placa sinalizando que o caminho para o Pico do Papagaio é por um caminho que sobe pra dentro do mato. A partir daí a trilha começa pra valer.
Início da Trilha para o Pico do Papagaio
♦ Como fazer a trilha do Pico do Papagaio
Localização (clique no link) Acesso à trilha do Pico do Papagaio Distância (ida e volta) 12 km Tempo em movimento (ida e volta) 6 horas Dificuldade Difícil
Com 982 metros de altitude, o Pico do Papagaio é o segundo ponto mais alto de toda Ilha Grande, abaixo apenas do Pico da Pedra d´Água com 1.035 metros;
A trilha pra chegar até o topo do Pico do Papagaio (T13) é a mais difícil de toda a Ilha Grande, em mata fechada com terreno de grande inclinação. No caminho, há muitas bifurcações.
Bem próximo ao fim, já chegando ao topo, a trilha passa a margear um paredão de pedra e a trilha em alguns momentos passa por dentro de túneis formados pelas rochas, por onde cai, incessantemente, gotas d´água. Essa parte é a base do Pico do Papagaio, de onde se pode olhar de frente a enorme rocha que dá nome ao Pico, que é avistável de qualquer ponto da Ilha Grande – dependendo do ângulo, a pedra pode lembrar diversos animais. Para mim, lembra um cão sentado.
Após a base, são mais 10 minutos de caminhada até o topo aproximadamente. Chegando lá, temos uma visão panorâmica de toda a Ilha Grande. Se o tempo estiver bem aberto, sem nebulosidade, é possível avistar a Pedra da Gávea, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, o Dedo de Deus na Serra dos Órgãos, o Pico do Frade em Angra dos Reis, a Pedra da Mesa, em Paraty e toda a extensão da Restinga da Marambaia, onde fica a maior praia do Rio de Janeiro: a Praia da Marambaia.
SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens! Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!♦ Mapa / GPS