♣ Conheça a Pedra do Quilombo, segundo maior pico do Núcleo Pau Fome, setor do Parque Estadual da Pedra Branca.
A Pedra do Quilombo faz parte do Parque Estadual da Pedra Branca, que abriga uma das maiores florestas urbanas do mundo. Além dessa trilha, o Núcleo Pau Fome, sede do PEPB, conta com outros atrativos muito famosos, como o Pico da Pedra Branca, maior pico da cidade e as Cachoeiras da Pedra Branca.
♦ Tudo sobre a trilha da Pedra do Quilombo
» Onde começa a trilha da Pedra do Quilombo
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para a entrada do Parque Estadual da Pedra Branca, Núcleo Pau Fome, na Taquara. A partir daí, somente é permitido o acesso a pé (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Esse núcleo é a sede do PEPB, portanto é o que conta com maior estrutura; é onde fica o centro de visitantes e o maior atrativo do parque, o Pico da Pedra Branca, pico mais alto de toda a cidade.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Acesse o aplicativo direto nessa rota, clicando aqui.
» Como fazer a trilha da Pedra do Quilombo
Localização (link clicável) Entrada do parque Distância total 7 km Duração total 3h 30min Altitude máxima 976 metros Nível de dificuldade Moderado
A trilha fica bem na entrada do Parque, logo após o portão. O caminho está devidamente indicado por placas. A primeira parte é bem tranquila, apesar de ser longa. Durante o percurso, tem algumas bifurcações, mas basta seguir o caminho principal e não pegar os desvios, como, por exemplo, uma placa indicando “Trilha do Rio Grande”.
A partir de um bambuzal, a trilha começa a ficar mais puxada. O último quilômetro é o mais difícil: além desse trecho ser bem íngreme e estreito, há locais onde é preciso “escalaminhar” pelas rochas, além de trechos com grampos de metal e cabos de aço, tornando a subida bem lenta.
Chegando ao cume, o esforço é recompensado por uma incrível vista panorâmica de toda a região. Além de estar bem de frente para o Pico da Pedra Branca, mais alto de toda a cidade, do alto da Pedra do Quilombo dá para ver a Pedra da Gávea bem ao fundo. Em um dia de céu limpo, é possível avistar a Serra do Tinguá e a Serra dos Órgãos.
A volta é tranquila. Ainda dá tempo de curtir uma das belas Cachoeiras do Parque.