♣ Conheça a Pedra do Pontal, eternizada pelas vozes do atemporal cantor Tim Maia. A Pedra do Pontal é uma curiosa formação rochosa bem no encontro de duas praias, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
A Pedra do Pontal, fica bem na “esquina” da orla do recreio, na ligação entre a Praia da Macumba e a Praia do Recreio. É uma enorme rocha à beira-mar.
♦ Tudo sobre a trilha da Pedra do Pontal
» Onde começa a trilha da Pedra do Pontal
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para a Pedra do Pontal, no final da praia do Recreio. Tem vários estacionamentos no local, mas em dias de muito Sol e praia cheia, costuma ser difícil encontrar boas vagas.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Acesse o aplicativo direto nessa rota, clicando aqui.
O início da trilha fica na base da Pedra do Pontal, atravessando a areia da praia. Dependendo da maré, pode ser que a faixa de areia esteja submersa e seja preciso molhar os pés.
» Como fazer a trilha da Pedra do Pontal
Localização (link clicável) | Início da trilha |
Distância total | menos de 1km |
Duração total | 30 minutos |
Nível de dificuldade | Leve |
A trilha já começa com uma subida pelo meio das rochas, sendo necessário o auxílio das mãos em algumas partes. A trilha é bem curta, mas cansativa, principalmente se estiver calor, pois a exposição ao Sol é intensa.
O único ponto que merece uma atenção é próximo ao topo, onde tem uma corda presa à rocha. Nesse momento é bom ter um pouco de cuidado para subir, mas, passado esse ponto, em mais alguns metros já se chega ao topo da Pedra do Pontal.
A vista é incrível: à direita, toda a extensão da Praia do Recreio e Barra da Tijuca, com a Pedra da Gávea ao fundo (foto abaixo); à esquerda, a Praia da Macumba, Prainha e, mais ao fundo, e bem distante, a Pedra da Tartaruga e a Pedra do Telégrafo em Barra de Guaratiba.
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!
1 comentário
[…] Pedra do Pontal […]