♣ Conheça a Pedra da Tartaruga, que tem esse nome pela semelhança com o animal e fica localizada numa região caiçara do Rio de Janeiro, com belas praias, frutos-do-mar em abundância e muita natureza
A Pedra da Tartaruga está inserida no Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. O local ainda abriga outros atrativos como as Praias Selvagens de Guaratiba e a Pedra do Telégrafo.
♦ Tudo sobre a trilha da Pedra da Tartaruga
» Onde começa a trilha da Pedra da Tartaruga
A trilha da Pedra da Tartaruga começa no meio das casas de moradores em Barra da Guaratiba. Dá para ir andando tranquilamente, mas são muitas ladeiras e vielas. O mais fácil é pegar um moto táxi na pracinha central (clique no nome para ir para o GPS), mas se preferir andar clique aqui para conferir como chega lá. No local tem vários estacionamentos pagos.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Para acessar o aplicativo direto nessa rota, clique aqui. Fique ligado que chegar lá de ônibus é complicado e cansativo. Será preciso pegar mais de um ônibus.
» Como fazer a trilha da Pedra da Tartaruga
Localização (clique no link) | Entrada da Trilha |
Distância total (ida e volta) | 5 km |
Duração total (ida e volta) | 2 horas |
Nível de dificuldade | Moderado |
A trilha é tranquila, com subidas e descidas bem sutis — mas pode ser desgastante por conta da exposição ao Sol — muito bem sinalizada e demarcada. Durante o caminho é possível avistar a Pedra da Tartaruga e a Ilha Rasa.
No fim da trilha, tem uma bifurcação com placas: o caminho à esquerda leva para as Praias Selvagens. A trilha que leva até a Pedra da Tartaruga é seguindo à direita.
Em pouco tempo descendo, uma nova bifurcação, com três opções: a descida à direita leva a uma praia cheia de pedras, a Praia das Conchas. O caminho à esquerda desce em direção à Praia do Perigoso. Para subir até o topo da Pedra da Tartaruga, continue em frente.
A partir daí a trilha se torna mais íngreme, cansativa e mais exposta ao Sol até chegar ao topo da Pedra da Tartaruga. De lá dá para curtir o visual das Praias Selvagens de Guaratiba, praias de Grumari, Prainha e Guaratiba e Pedra do Pontal ao fundo. Em dias de céu limpo dá até para ver a Pedra da Gávea.