♣ Veja aqui tudo que você precisa saber antes de ir aos Lençóis Maranhenses, no Maranhão: um dos lugares mais incríveis do planeta. Um verdadeiro oásis brasileiro.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é o maior campo de dunas do Brasil. Seu diferencial são as mais de 7 mil lagoas que se formam entre as dunas, cada uma com a sua particularidade. São vários tamanhos, colorações e composições. Algumas são perenes e outras secam em determinada época do ano, uma vez que toda a água das lagoas é provenientes das chuvas.
Cerca de ⅔ do parque é coberto pelas dunas de areia livre que se deslocam diariamente há mais de 5 mil anos. Segundo estudos, elas podem se deslocar até 10 centímetros em um dia de vento forte, que pode chegar a 70 km/h. Na época de chuva, quase não ocorre deslocamento, as intensas chuvas são absorvidas pela areia, elevando o lençol freático e enchendo as lagoas temporariamente.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Saiba tudo sobre a cidade de São Luis, capital do Maranhão
✦ Trekking de 6 dias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
♦ Onde fica e como chegar
Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, distante 250 km da capital São Luís. Os principais atrativos da região estão espalhados entre Barreirinhas, Atins e Santo Amaro e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica bem no meio das três cidades.
Apesar de parecer um lugar isolado, chegar à aos Lençóis Maranhenses é mais fácil do que parece. Para quem vai iniciar a viagem de regiões mais distantes, como foi o meu caso, o trecho aéreo é a primeira parte da viagem. O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).
A partir de São Luís, será necessário pegar estrada até os Lençóis Maranhenses, independente da base de hospedagem escolhida. Para chegar às cidades-base e conhecer os Lençóis, a melhor forma é via terrestre, partindo de São Luís. Barreirinhas é a principal cidade dos Lençóis Maranhenses e a mais fácil de ser acessada. Ela é também a única que oferece transporte público para quem deseja viajar a partir de São Luís. O trajeto por via terrestre entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4 horas e pode ser percorrido de ônibus intermunicipal ou vans particulares que fazem o transfer a partir dos hotéis e do Aeroporto de São Luís. Saindo da capital São Luís, o trajeto segue pela BR-135 e depois BR-402. Veja as principais alternativas:
» Como ir de carro até Barreirinhas
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o centrinho de Barreirinhas (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Vale dizer que a estrada até Barreirinhas é toda asfaltada, por isso essa viagem pode ser feita também em carro próprio. O trajeto de carro entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4 horas. A partir de São Luís, o percurso segue pela BR-135 e depois BR-402.
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
Quem estiver com um grupo de até quatro pessoas poderá também contratar um táxi para o trajeto. O serviço é oferecido pela Coopcart e Cooptáxi, cooperativas de táxi em Barreirinhas.
A maneira mais prática para quem deseja ir de São Luís a Barreirinhas é contratar um transfer compartilhado, seja em van ou em micro-ônibus. A depender do horário de chegada do voo, é possível até mesmo pegar o transfer direto no aeroporto. Esse é o caso de quem chega ao Aeroporto de São Luís na madrugada. Muito prático para quem não quer passar pela capital maranhense.
O horário de saída das vans de São Luís costuma ser pela manhã. Na partida, as vans fazem pinga-pinga nos hotéis de São Luís para pegar todos os passageiros, o que pode atrasar um pouco a viagem. Consulte a sua pousada para saber se ela indica algum motorista. Você poderá contratar o seu transfer com empresas da região, entre elas a São Paulo Ecoturismo, Rota Combo, Gi Conect e a Levatur.
» É possível ir de ônibus até os Lençóis Maranhenses?
O jeito mais barato de ir de São Luís para Barreirinhas é através do ônibus intermunicipal. A viagem é realizada pela Cisne Branco Turismo e pela Expresso Guanabara. A viagem de ônibus dura cerca de 5 horas de duração e o veículo parte da Rodoviária de São Luís. O trajeto entre o aeroporto e a rodoviária é de apenas 2,6 km. Essa é uma boa solução para quem chega a São Luís à tarde e não consegue pegar as vans que partem pela manhã.
♦ Quando visitar os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses podem ser visitados durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na sua experiência por lá. A região é marcada por longos períodos de chuva e seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano.
A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas seguem cheias e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de junho, julho e agosto a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. A partir de setembro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. E quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro, a situação é ainda mais crítica e apenas as lagoas perenes ficam cheias. E elas são raríssimas.
O ideal é que você pesquise as características de cada estação do ano naquela região. Eu recomendo o site https://pt.weatherspark.com/, que, levando em conta várias informações importantes como umidade, vento, chuva etc, indica a melhor época para se visitar o local – é o que eu venho utilizando faz algum tempo já, com ótimos resultados.
♦ Principais atrativos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Os principais acessos ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são as cidades de Barreirinhas e Santo Amaro, além do povoado de Atins, que faz parte de Barreirinhas. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser visitado a partir das três localidades. Para chegar às principais bases de hospedagem dos Lençóis Maranhenses, serão necessários diferentes trajetos e meios de transporte. A única cidade acessível em transporte público coletivo direito de São Luís é Barreirinhas; para as outras, será necessário ao menos um trecho em transfer contratado. Confira abaixo os detalhes sobre como chegar a cada uma das localidades e como se locomover entre elas.
As comunidades de Queimada dos Britos, Baixa Grande e Betânia, também conhecidas como Oásis, estão localizadas no meio do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e são acessíveis somente a pé. Apesar de guardarem alguns dos mais lindos cenários dos Lençóis, essa região é pouco visitada exatamente devido ao difícil acesso. Somente os turistas que fazem a travessia do parque (que dura de três a sete dias) costumam se hospedar nessas localidades. Nos povoados, quem recebe os turistas são as famílias locais, as quais oferecem rede, banho e refeição para os viajantes que estão fazendo a travessia. Para mais informações clique aqui.
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Pode ter certeza que essa será uma viagem incrível! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!