♣ Conheça o Morro Dois Irmãos, o visual mais famoso do Rio de Janeiro e uma das trilhas mais cariocas. Trilha que faz parte do Parque Natural Municipal Penhasco Dois Irmãos, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
O Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos (@parquedoisirmaosrj) foi criado em 1992, em uma área de preservação ambiental com 39,55 hectares. O parque dispõe de quatro mirantes, muito procurados por visitantes que querem ter uma visão privilegiada da cidade. Brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e as esculturas, com destaque para peças em aço desenhadas por Oscar Niemeyer, são outros atrativos do parque. Existe também uma trilha de 1,5km de extensão que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos, podendo ser feita por iniciantes, com pontos de subida de curta distância.
♦ Tudo sobre a trilha do Morro Dois Irmãos
» Onde começa a trilha do Morro Dois Irmãos
A trilha do Morro Dois Irmãos começa de dentro da Favela do Vidigal, mais especificamente no local chamado “campinho” ou Vila Olímpica do Vidigal.
Não é recomendável entrar de carro na favela, por conta do trânsito complicado e da falta de vagas, além de ter o risco de se perder lá dentro. O ideal é pedir um UBER, táxi ou algum serviço similar e saltar na Praçinha central do Vidigal ou estacionar no mirante do Leblon e ir a pé ou de táxi até a pracinha do Vidigal.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Para acessar o aplicativo direto nessa rota, clique aqui.
Lá na praça tem vários motoqueiros oferecendo serviço de mototáxi, além das vans. Esses são os transportes disponíveis pra levar os trilheiros até a Vila Olímpica do Vidigal ou “campinho“, de onde inicia a trilha para o Morro Dois Irmãos.
» Como fazer a trilha do Morro Dois Irmãos
Localização (link clicável) Início da trilha Distância total 3 km Duração total 1h 30min Nível de dificuldade Leve Valor do ingresso R$10,00 (Ago/23)
Partimos do princípio que você já pegou o mototáxi e chegou até a Vila Olímpica do Vidigal. O acesso da trilha se dá por meio de um portão próximo a alguns aparelhos de ginástica para terceira idade. Antes disso, você será abordado por um funcionário da Associação de Moradores cobrando uma taxa — esse valor varia conforme a época — ou doação de alimento não perecível, como arroz ou feijão, que podem ser adquiridos na vendinha próxima.
O começo da trilha é muito tranquilo; uma subida leve e diversos mirantes para contemplar a vista. O primeiro deles permite a vista de toda a Favela da Rocinha com a Pedra da Gávea e Pedra Bonita ao fundo; nesse ponto costuma ter uns ambulantes vendendo bebidas para refrescar.
Daí em diante, a trilha fica um pouco mais íngreme e cansativa, mas apenas por pouco tempo. Assim que se alcança a crista da montanha, a trilha se torna uma caminhada, mas bem exposta ao Sol. A trilha vai ficando mais estreita, passando por um corredor de vegetação e com vista para as Ilhas Cagarras, Praia de São Conrado e Favela do Vidigal;
Chegando ao cume, ponto mais alto do Morro Dois Irmãos, uma vista panorâmica incrível de vários pontos turísticos da cidade, como Pedra da Gávea e Pedra Bonita, Lagoa Rodrigo de Freitas, Estátua do Cristo Redentor, no topo do Morro do Corcovado, Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul; em seu entorno é possível observar a vegetação que compõe o Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos.
♦ Mapa / GPS
SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!