♣ Conheça o Morro da Urca faz parte do complexo do Pão de Açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro e um dos lugares mais visitados do mundo!
O Morro da Urca é vizinho ao Morro do Pão de Açúcar e os dois estão ligados por um bondinho/teleférico. Ambos fazem parte da Unidade de Conservação Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca e estão entre os lugares mais visitado do Brasil e do mundo!
♦ Tudo sobre a trilha do Morro da Urca
» Onde começa a trilha do Morro da Urca
A trilha do Morro da Urca começa de dentro da Pista Cláudio Coutinho (clica aqui pra ser levado direto pro começo da trilha), uma pista de caminhada que parte da Praia Vermelha, na Urca e segue margeando o oceano, um lugar muito lindo.
Pra quem vai de carro, as vagas na Praça General Tibúrcio são limitadas. O local é uma área militar, então há muitas vagas reservadas, além disso o lugar é palco de feiras e competições de esportes aquáticos. Por isso recomendo ir bem cedo, ou, caso não queira se preocupar com o tempo, pegar um táxi, UBER ou transporte público.
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Para acessar o aplicativo direto nessa rota, clique aqui.
Chegando na Praça General Tibúrcio, não tem erro. Só seguir até o canto esquerdo da Praia Vermelha, bem na ponta, próximo à Escola de Comando e Estado Maior do Exército – ECEME. Lá tem uma placa indicando o começo da Pista Cláudio Coutinho. Basta seguir esse caminho até chegar na entrada da trilha, onde tem uma placa sinalizando o caminho correto, uma trilha subindo pro mato.
» Como fazer a trilha do Morro da Urca
SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX
Localização (link clicável) Entrada da Trilha Distância total 4,5 km Duração total 1 hora Altitude Máxima 220 metros Nível do percurso Leve
A subida é bem sinalizada e com estruturas de madeira em alguns pontos, inclusive com corrimão. A trilha apesar de fácil, é cansativa por ser íngreme, além de ser escorregadia em alguns pontos, em épocas de chuva Em determinados pontos, clarões se abrem na mata e dá pra curtir um visual do entorno.
Não muito distante do começo da trilha, tem uma bifurcação: os dois caminhos podem levar até o topo, mas recomendo seguir pela esquerda, pois o caminho da direita é complicado; a vegetação está muito fechada em alguns pontos o que dificulta bastante se localizar.
A partir daí a trilha fica mais ampla com um belo mirante estruturado com um deck de madeira de onde se tem uma bela vista. Em alguns minutos você chega ao topo, onde você encontra um lugar bem estruturado, com banheiros, bebedouros, lojas, bares lanchonetes e um visual incrível.
Dá até pra escolher qual visual você prefere curtir: encarar de frente o Pão de Açúcar, vislumbrar a imensidão da Baía de Guanabara com a Estátua do Cristo Redentor (no topo do Morro do Corcovado) ao fundo, dar uma olhada nos morros vizinhos: Morro da Babilônia e Morro do Leme ou então já imaginar a sua próxima aventura dentre as várias atrações naturais que o Rio de Janeiro oferece: Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Pedra Bonita, Morro dos Cabritos, todos visíveis dali; Na volta, da pra ir pela trilha novamente ou comprar um bilhete e descer de bondinho – Para comprar o bilhete acesse aqui;
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!
2 comentários
Fiz esta trilha e apesar de ter uma parte íngreme ele pode ser feita por pessoas de idades variadas. O bom é que permite a visita ao Morro da Urca sem pagar ingresso do bondinho. Uma observação; para quem deseja descer de bondinho antes das 19h tem que comprar o bilhete nas bilheterias do bondinho antes de subir pela trilha.
Obrigado pelo comentário Adelaide.
Apenas uma observação: o bilhete pode ser comprado na bilheteria que fica no topo do Morro da Urca. Foi exatamente o que fizemos no dia.