♣ Veja aqui tudo que você precisa saber sobre o o Morro da Baleia, um atrativo pouco conhecido na Chapada dos Veadeiros, mas também um dos poucos que oferece uma vista tão linda!
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Chapada dos Veadeiros: como chegar, quando ir, o que fazer
✦ Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: Tudo que você precisa saber
Neste artigo, você terá todas as informações úteis para colocar essa trilha na sua lista de lugares a visitar dentro da Chapada dos Veadeiros! Acompanhe:
♦ Onde fica e como chegar ao Morro da Baleia
O Morro da Baleia faz parte da Chapada dos Veadeiros e está localizado na rodovia que liga o distrito de Vila de São Jorge ao município de Alto Paraíso de Goiás.
Apesar do Morro da Baleia ficar na beira da estrada, ele está bem mais próximo de Alto Paraíso – aproximadamente 20 km. Caso não deseje se aventurar com uma bicicleta alugada, nem queira se hospedar num dos campings próximos ao Morro da Baleia, recomendo ir de carro, carona ou com um guia.
✦ Veja também: Chapada dos Veadeiros sem carro: aprenda como se virar
Existem duas rotas para chegar ao Morro da Baleia: a primeira leva até a trilha que começa de dentro do Camping Rancho do Waldomiro – se estiver de carro, clique aqui. Esse link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o Camping. A segunda rota leva à trilha mais conhecida – e mais fácil – que parte de dentro de uma propriedade privada – é cobrado taxa de visitação. Para abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o estacionamento dessa trilha, clique aqui. (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Os moradores locais costumam dar carona com frequência e existem pontos específicos de carona, mas, ainda assim, dependendo do horário e do número de pessoas no seu grupo, pode se tornar uma tarefa complicada. Além disso, você não vai conseguir seguir seu próprio roteiro. Por isso eu recomendo fortemente que você alugue um carro. Indico a RentCars: uma empresa super segura, onde você encontra os melhores preços para reservar um carro para sua viagem. O sistema da RentCars faz uma busca detalhada em várias locadoras e apresenta as melhores opções – não chegue ao destino sem a reserva do carro, pois você pode ter dificuldade para conseguir um veículo na hora. Como já adiantei anteriormente, são duas trilhas que levam até o cume do Morro da Baleia: uma subindo pela “cauda” da Baleia e a outra pelo “dorso”, já próximo à cabeça, onde fica o cume do morro. O acesso mais fácil é pela “cauda da baleia”. A trilha de 3 km começa na casa do ‘Seu Chico Preto’ e possui trechos íngremes que podem ser percorridos a pé em cerca de uma hora e meia. A trilha do “dorso da baleia” é mais rápida, porém mais difícil também e foi a que eu fiz. Ela começa de dentro do Camping Rancho do Waldomiro e, diferente da outra trilha, é de acesso gratuito – pelo menos quando estive lá, em Abril de 2022. Com aproximadamente 4 km de extensão, ida e volta, essa Trilha do Morro da Baleia é considerada de nível moderado a pesado, pois, apesar de curta – leva em torno de 30 minutos pra subir – na maior parte do tempo é uma subida bastante íngreme e feita em terreno acidentado, com muitas pedras soltas. Apesar disso, o caminho é bem demarcado. Já na parte alta – em cima da baleia, a trilha fica mais leve, vira uma caminhada que vai zigue zagueando pelo meio da vegetação até chegar no mirante principal, com vista para o Jardim Maytrea, um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros, que, visto do alto, se revela um campo úmido onde várias nascentes formam o córrego Riacho Fundo, um afluente do Rio Preto. Lá de cima, também é possível avistar as Sete Lagoas, boa parte da cidade de Alto Paraíso e vários morros no horizonte, o que torna o passeio um belo exercício de contemplação da exuberante natureza local. Por se tratar de uma trilha de curta duração, recomendo ir no início do dia pra curtir o nascer do Sol ou no final do dia pra curtir o pôr do Sol. Vale a pena, ainda, dar uma passada no Restaurante do Waldomiro pra almoçar – a comida lá é excelente! SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens! Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!♦ Trilha do Morro da Baleia
Localização (clique no link) Camping Rancho do Waldomiro Distância (ida e volta) 4 km
Tempo em movimento (ida e volta) 1 hora
Dificuldade Moderado a Pesado Valor do Ingresso Grátis (Abr/22)
♦ Mapa / GPS