♣ Veja aqui tudo que você precisa saber antes de ir aos Lençóis Maranhenses, no Maranhão: um dos lugares mais incríveis do planeta. Um verdadeiro oásis brasileiro.
Dentre os principais destinos de ecoturismo espalhados pelo Brasil, nenhum se destaca tanto quando os Lençóis Maranhenses. Isso se dá por sua beleza natural única no Brasil. Uma imensidão de lagos de águas cristalinas em meio a dunas, que, vistas do céu, formam uma pintura ao ar livre.
Paraíso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra a Rota das Emoções. As dunas – comuns nessa região do país – são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘deserto’ gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Saiba tudo sobre a cidade de São Luis, capital do Maranhão
✦ Trekking de 6 dias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Minha primeira viagem para os Lençóis Maranhenses foi muito especial e posso garantir para você, que está planejando e esboçando seu roteiro, é que essa também será uma viagem muito especial.
Está decidido a conhecer esse destino? Então vem comigo que vou contar exatamente onde fica e como chegar aos Lençóis Maranhenses.
♦ Onde fica e como chegar aos Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, distante 250 km da capital São Luís. Os principais atrativos da região estão espalhados entre Barreirinhas, Atins e Santo Amaro e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica bem no meio das três cidades.
Apesar de parecer um lugar isolado, chegar à aos Lençóis Maranhenses é mais fácil do que parece. Para quem vai iniciar a viagem de regiões mais distantes, como foi o meu caso, o trecho aéreo é a primeira parte da viagem. O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).
A partir de São Luís, será necessário pegar estrada até os Lençóis Maranhenses, independente da base de hospedagem escolhida. Para chegar às cidades-base e conhecer os Lençóis, a melhor forma é via terrestre, partindo de São Luís. Barreirinhas é a principal cidade dos Lençóis Maranhenses e a mais fácil de ser acessada. Ela é também a única que oferece transporte público para quem deseja viajar a partir de São Luís. O trajeto por via terrestre entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4 horas e pode ser percorrido de ônibus intermunicipal ou vans particulares que fazem o transfer a partir dos hotéis e do Aeroporto de São Luís. Saindo da capital São Luís, o trajeto segue pela BR-135 e depois BR-402. Veja as principais alternativas:
» Como ir de carro até Barreirinhas
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o centrinho de Barreirinhas (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Vale dizer que a estrada até Barreirinhas é toda asfaltada, por isso essa viagem pode ser feita também em carro próprio. O trajeto de carro entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4 horas. A partir de São Luís, o percurso segue pela BR-135 e depois BR-402.
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
Quem estiver com um grupo de até quatro pessoas poderá também contratar um táxi para o trajeto. O serviço é oferecido pela Coopcart e Cooptáxi, cooperativas de táxi em Barreirinhas.
A maneira mais prática para quem deseja ir de São Luís a Barreirinhas é contratar um transfer compartilhado, seja em van ou em micro-ônibus. A depender do horário de chegada do voo, é possível até mesmo pegar o transfer direto no aeroporto. Esse é o caso de quem chega ao Aeroporto de São Luís na madrugada. Muito prático para quem não quer passar pela capital maranhense.
O horário de saída das vans de São Luís costuma ser pela manhã. Na partida, as vans fazem pinga-pinga nos hotéis de São Luís para pegar todos os passageiros, o que pode atrasar um pouco a viagem. Consulte a sua pousada para saber se ela indica algum motorista. Você poderá contratar o seu transfer com empresas da região, entre elas a São Paulo Ecoturismo, Rota Combo, Gi Conect e a Levatur.
» É possível ir de ônibus até os Lençóis Maranhenses?
O jeito mais barato de ir de São Luís para Barreirinhas é através do ônibus intermunicipal. A viagem é realizada pela Cisne Branco Turismo e pela Expresso Guanabara. A viagem de ônibus dura cerca de 5 horas de duração e o veículo parte da Rodoviária de São Luís. O trajeto entre o aeroporto e a rodoviária é de apenas 2,6 km. Essa é uma boa solução para quem chega a São Luís à tarde e não consegue pegar as vans que partem pela manhã.
♦ Quando visitar os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses podem ser visitados durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na sua experiência por lá. A região é marcada por longos períodos de chuva e seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano.
A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas seguem cheias e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de junho, julho e agosto a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. A partir de setembro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. E quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro, a situação é ainda mais crítica e apenas as lagoas perenes ficam cheias. E elas são raríssimas.
O ideal é que você pesquise as características de cada estação do ano naquela região. Eu recomendo o site https://pt.weatherspark.com/, que, levando em conta várias informações importantes como umidade, vento, chuva etc, indica a melhor época para se visitar o local – é o que eu venho utilizando faz algum tempo já, com ótimos resultados.
♦ Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses
Como disse, os principais atrativos dos Lençóis Maranhenses ficam espalhados pelos distritos Atins, Barreirinhas e Santo Amaro. Por isso o ideal é dividir a hospedagem entre essas bases para economizar tempo de viagem.
Eu utilizo o Booking.com para pesquisar hotéis, pousadas e albergues nessas regiões.
A cidade de Barreirinhas é a base com melhor infraestrutura e comércio, além de maior número de opções de hospedagens e restaurantes. É a melhor pedida para quem busca mais conforto. Bem estruturada para receber os visitantes, a cidade é cercada pelas águas escuras do rio Preguiças – que leva o nome por causa da presença do simpático bicho-preguiça.
Já a Atins é um lugar fora de série: uma vila que, apesar da recém popularidade, ainda mantém seu ar simples, rústico e cheio de charme. É o destino preferido para quem deseja estar mais conectado à natureza e gosta de praticar esportes radicais como kitesurfing. A vila costuma ficar movimentada nos feriados e finais de semana, com festivais de música e eventos culturais.
Por outro lado, a cidade de de Santo Amaro é a mais distante e menos estruturada. A cidade não oferece muita opção de hospedagens e comércio, mas vale a pena ficar lá para economizar tempo, pois fica localizada próximo a alguns atrativos, como a Lagoa das Emendadas.
Para se locomover dentro das cidades e povoados, não há necessidade de carro. Tudo pode ser feito a pé. Atins e Santo Amaro são bem pequenas e o ideal é apenas evitar hospedagens que estejam afastadas demais do centro. No caso de Barreirinhas, dê preferência às hospedagens localizadas próximas à Avenida Beira Rio, que marca o principal ponto da cidade.
✦ Para mais informações sobre cada lugar: Barreirinhas | Atins | Santo Amaro
♦ Onde comer
Eu utilizo o site TRIPADVISOR para pesquisar os restaurantes mais bem avaliados na região – costuma ser muito útil. Os melhores – dentre os que tive a oportunidade de conhecer – são os que oferecem comida caseira, com alimentos típicos da região. Os pratos típicos também fazem parte da viagem!
A comida na região dos Lençóis Maranhenses oferece tanto pratos comuns ao paladar de todos os brasileiros quanto sabores bem regionais, como peixada, caldeirada, camarão no abacaxi, arroz de cuxá, galinha caipira e carne de sol. Não há como estranhar as deliciosas tapiocas e a fartura de camarão na região, com destaque para os preparados à base de coco. Sem falar na delícia dos sucos naturais à base de frutas como caju, bacuri e buriti. Não faltarão opções para saborear depois de um dia de passeios.
Os passeios de dia inteiro costumam ter paradas para almoço, mas é sempre importante confirmar antes com o guia se realmente haverá lugar para refeição. O habitual, em Barreirinhas, é que o carro faça uma parada no mercado para que os turistas comprem bebidas e comidas. Alguns carros têm até caixa térmica para que tudo seja conservado gelado. Já em Atins e Santo Amaro esse pit stop antes do passeio não é comum, por isso já saia do hotel abastecido.
♦ Quando tempo ficar nos Lençóis Maranhenses
Ao visitar os Lençóis Maranhenses, invista em uma viagem de, no mínimo, cinco dias. O ideal, entretanto, são dez dias divididos entre as três principais bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E se o tempo e a disposição física permitirem, a melhor pedida é a travessia a pé pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com trajeto que leva de três a cinco dias e passa pelos mais incríveis cenários e povoado isolados que podem ser conhecidos apenas caminhando.
♦ O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Além das dunas, os Lençóis Maranhenses reservam ainda aos viajantes outras experiências espetaculares, como pôr do Sol, noites de céu estrelado, banhos nas piscinas naturais, passeios de barco nos rios da região, esportes radicais e muito mais.
Saindo de Barreirinhas, o Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul, que combinam várias lagoas em um mesmo passeio, são os mais buscados. Para uma experiência nas alturas, o sobrevoo de monomotor garante uma vista incomparável das dunas. Com mais dias disponíveis, vale andar de quadriciclo, fazer flutuação (boia cross) no Rio Formiga e passear de barco pelo Rio Preguiça.
Os Pequenos Lençóis, que formam um conjunto de dunas fora do Parque Nacional, também oferecem lindos cenários e lagoas de água doce para deliciosos banhos. Localizados à margem do Rio Preguiças, agradam também pela paisagem diversificada. Durante o passeio, será possível ver mangues, praias e vegetação fechada em meio à areia. Para tornar os Pequenos Lençóis ainda mais interessantes, experimente um passeio de lancha, com paradas nos povoados de Mandacaru e Vassouras e também na Praia de Caburé. Vale ainda um tour de quadriciclo entre as dunas e a praia, com saída de Barreirinha e chegada no mar.
Já em Atins, cidade mais rústica, as opções para apreciar os Lençóis Maranhenses estão entre o rio, a praia e os Lençóis. Por lá, conheça a Lagoa das Sete Mulheres, a Lagoa da Capivara e a Lagoa Tropical, mais exclusivas se comparadas às de Barreirinhas. Além do Parque Nacional, vale apostar no kitesurf, uma vez que a cidade é famosa pelo esporte.
Há quem diga que Santo Amaro tem as lagoas mais belas dos Lençóis Maranhenses. O que o turista encontra é uma joia escondida, com pouca infraestrutura, mas com belíssimas lagoas que permanecem cheias por mais tempo (até outubro, dependendo da temporada). Além disso, a vizinhança com o Parque Nacional encurta bastante o trajeto dos passeios. Entre os passeios mais buscados está o da Lagoa das Emendadas. Conheça também a Lagoa da Andorinha, Lagoa da Gaivota, Lagoa do Espigão e Lagoa da Betânia.
Para os mais aventureiros, uma boa pedida é a travessia dos Lençóis Maranhenses, um trekking com duração entre 4 a 6 dias, passando por diversas dunas, lagos e pequenos óasis bem no meio do Parque Nacional, com a vivência de pernoitar em redes e se alimentar com comida caseira feita na hora, na casa das comunidades ribeirinhas locais.
A vida noturna praticamente não existe. Até mesmo a cidade de Barreirinhas, a mais estruturada, não oferta muitas opções para quem curte ficar acordado até altas horas. A maioria dos bares e restaurantes fecha cedo. Por ser um local turístico, a maioria das pessoas está focada nos passeios, que começam logo cedo.
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses. Pode ter certeza que essa será uma viagem incrível! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!