♣ Conheça o Costão de Itacoatiara ou Morro do Tucum, atrativo mais conhecido do Parque Estadual da Serra da Tiririca.
O Morro do Tucum, conhecido como Costão de Itacoatiara, fica na ponta da Praia de Itacoatiara, uma das mais bonitas do Estado e das mais frequentadas em Niterói. Por isso e por ter um acesso fácil, ela costuma receber muitos visitantes, inclusive banhistas que se aventuram para curtir o visual de cima da praia.
♦ Tudo sobre a trilha do Costão de Itacoatiara
» Onde começa a trilha do Costão de Itacoatiara
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link abrirá seu aplicativo de navegação com a rota já programada para a entrada do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Nos dias em que a praia fica movimentada, é difícil estacionar o carro. Recomenda-se chegar bem cedo (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Para quem for utilizar o transporte público, recomendo o aplicativo MOOVIT, que apresenta as melhores linhas e rotas. Acesse o aplicativo direto nessa rota, clicando aqui.
A trilha começa logo após ao Posto do INEA, que delimita a área do parque e segue paralela ao muro do terreno vizinho;
» Como fazer a trilha do Costão de Itacoatiara
Localização (clique no link) Posto do INEA Distância total (ida e volta) 1 km Duração total (ida e volta) 20 min Nível de dificuldade Leve
Há uma breve subida em zigue-zague que leva até uma bifurcação com três direções diferentes: à esquerda, está a trilha que levava até o Alto Mourão (Pedra do Elefante). Porém, devido a chuvas constantes, essa trilha ficou muito degrada, estando, atualmente, desativada; a trilha à direita leva ao Costão de Itacoatiara.
A trilha que leva para a Enseada do Bananal é a principal, seguindo em frente, por uma descida em meio a mata. Após uma curta descida, há nova bifurcação: à esquerda, a alguns poucos minutos adiante, estão diversas formações rochosas, fendas e fissuras utilizadas por praticantes de high-line e rapel, como a Agulha George Guarischi, cujo cume é alcançável somente via escalada.
Para chegar à Enseada do Bananal, desça pela trilha da direita, chegando bem próximo ao Costão de Itacoatiara, outro atrativo do parque. A Enseada é composta de vários pedregulhos, formando uma verdadeira “praia de pedras”;