♣ Veja aqui tudo que você precisa saber sobre a Cachoeira da Iracema, a mais visitada de Presidente Figueiredo e uma das mais bonitas de toda a região
O primeiro passo para conhecer a Cachoeira da Iracema, é chegar até Presidente Figueiredo. Para isso, recomendo que antes de continuar a leitura, dê uma lida no artigo abaixo, que explica tudo que precisa saber sobre o tema.
✦ Presidente Figueiredo: como chegar, quando ir, o que fazer
♦ Como chegar à Cachoeira Iracema
Viajar sem carro para a Presidente Figueiredo é bem complicado. A maioria das cachoeiras são bem distantes umas das outras e dos centros urbanos. Além disso, como a maioria das pessoas vai com pacotes fechado com agências, não há muita opção de carona. Dessa forma, as únicas alternativas, para quem está sem carro, é alugar um ou fechar com agências.
Eu recomendo fortemente que você alugue um carro. Procure outras pessoas interessadas em viajar pra Presidente Figueiredo e ofereça essa alternativa. Sai bem mais em conta que fechar com agências.
Se estiver de carro, basta clicar no link ao lado: Cachoeira da Iracema O link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para estacionamento da trilha que leva à Cachoeira da Iracema (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
♦ Tudo sobre a Cachoeira da Iracema
Localização (clique no link) Estacionamento da Cachoeira Iracema Distância (ida e volta) 4 km Tempo em movimento (ida e volta) 45 minutos Dificuldade Leve
A Cachoeira da Iracema é a cachoeira principal de um complexo de cachoeiras e grutas chamado Iracema Falls. Além dos atrativos, há um bar/restaurante e hotel no local, onde é possível se hospedar. Todo o complexo pode ser visitado em menos de 1 hora e são apenas 4 km de caminhada leve.
Após seguir o GPS até o estacionamento do local, basta seguir a trilha, que é bem demarcada e sinalizada por placas. Logo no começo já tem uma bifurcação pra Cachoeira Sucuriju. A maioria das pessoas escolhe ignorar essa placa e seguir a trilha principal, passando pela Gruta da Iracema até chegar à Cachoeira Iracema.
Eu sugiro visitar a Cachoeira Sucuriju e depois seguir direto para a Cachoeira Iracema, passando pelo Mirante da Cachoeira Iracema, porque a Gruta Iracema não tem nada de especial, pelo contrário, ela se encontra toda pichada.
A Cachoeira Iracema é a principal do complexo; de longe é a mais bonita e agradável. Tem um poço gigante e muito lindo e dá pra caminhar até próximo a queda por lajes de pedra. No local ainda dá pra mergulhar do alto de um deck feito para isso. É bem divertido! (Confere lá no nosso instagram os vídeos dos saltos!)
Porém, caso você seja curioso e goste de explorar tudo ou se estiver tentando fugir da muvuca – aos finais de semana essa cachoeira costuma bombar – ainda dá pra continuar por uma trilha que leva a outros atrativos. Basta seguir o rio até encontrar a trilha com a placa indicando a continuidade do caminho.
Essa trilha leva até a Cachoeira das Araras, passando pela Gruta da Onça, pela Gruta da Catedral e pela Cascata das Ararinhas. Todos esses atrativos são bacanas de conhecer e o passeio é bem rápido: em menos de 40 minutos você consegue conhecer tudo! A principal, a Cachoeira das Araras é impressionante. Por conta da força da água, só é possível se banhar nela na época de seca. Ainda assim, só admira-la já é o suficiente.
♦ Mapa / GPS
SEGUIR ESSA TRILHA PELO WIKILOC ou BAIXAR O ARQUIVO .GPX
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre essa trilha. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!