♣ Veja aqui tudo que você precisa saber antes de ir à Atins, nos Lençóis Maranhenses: um dos lugares mais incríveis do planeta. Um verdadeiro oásis brasileiro.
Dentre os principais destinos de ecoturismo espalhados pelo Brasil, nenhum se destaca tanto quando os Lençóis Maranhenses. Isso se dá por sua beleza natural única no Brasil. Uma imensidão de lagos de águas cristalinas em meio a dunas, que, vistas do céu, formam uma pintura ao ar livre.
Paraíso escondido no Nordeste do Brasil, os Lençóis Maranhenses são um dos principais destinos turísticos do Maranhão. Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – com área total de 156,5 mil hectares – integra a Rota das Emoções. As dunas – comuns nessa região do país – são formadas pela força dos ventos, que criam uma paisagem única e alteram constantemente sua aparência. Nesse ‘deserto’ gigante é possível encontrar lagoas formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre.
Continue lendo, mas talvez você se interesse também pelos seguintes artigos:
✦ Saiba tudo sobre a cidade de São Luis, capital do Maranhão
✦ Trekking de 6 dias no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Minha primeira viagem para os Lençóis Maranhenses foi muito especial e posso garantir para você, que está planejando e esboçando seu roteiro, é que essa também será uma viagem muito especial.
Está decidido a conhecer esse destino? Então vem comigo que vou contar exatamente onde fica e como chegar à Atins.
♦ Onde fica e como chegar à Atins
Os Lençóis Maranhenses estão localizados no estado do Maranhão, distante 250 km da capital São Luís. Os principais atrativos da região estão espalhados entre Barreirinhas, Atins e Santo Amaro e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses fica bem no meio das três cidades.
Apesar de parecer um lugar isolado, chegar à aos Lençóis Maranhenses é mais fácil do que parece. Para quem vai iniciar a viagem de regiões mais distantes, como foi o meu caso, o trecho aéreo é a primeira parte da viagem. O aeroporto mais próximo dos Lençóis Maranhenses é o o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ).
A partir de São Luís, será necessário pegar estrada até os Lençóis Maranhenses, independente da base de hospedagem escolhida. Para chegar às cidades-base e conhecer os Lençóis, a melhor forma é via terrestre, partindo de São Luís. Barreirinhas é a principal cidade dos Lençóis Maranhenses e a mais fácil de ser acessada. A partir daí para seguir para Atins, apenas com veículos 4×4 ou barco.
» Como ir de carro
Se estiver de carro, clique aqui. Esse link vai abrir seu aplicativo de navegação com a rota já programada para o centrinho de Barreirinhas (caso não tenha aplicativos para essa finalidade, recomendo baixar Waze ou Google Maps).
Vale dizer que a estrada até Barreirinhas é toda asfaltada, por isso essa viagem pode ser feita também em carro próprio. O trajeto de carro entre São Luís e Barreirinhas demora, em média, 4 horas. A partir de São Luís, o percurso segue pela BR-135 e depois BR-402. Chegando lá será necessário fechar um transporte para Atins.
✦ Veja também: Aprenda a calcular os custos de uma viagem de carro
Quem estiver com um grupo de até quatro pessoas poderá também contratar um táxi para o trajeto. O serviço é oferecido pela Coopcart e Cooptáxi, cooperativas de táxi em Barreirinhas.
A maneira mais prática para quem deseja ir de São Luís a Barreirinhas é contratar um transfer compartilhado, seja em van ou em micro-ônibus. A depender do horário de chegada do voo, é possível até mesmo pegar o transfer direto no aeroporto. Esse é o caso de quem chega ao Aeroporto de São Luís na madrugada. Muito prático para quem não quer passar pela capital maranhense.
O horário de saída das vans de São Luís costuma ser pela manhã. Na partida, as vans fazem pinga-pinga nos hotéis de São Luís para pegar todos os passageiros, o que pode atrasar um pouco a viagem. Consulte a sua pousada para saber se ela indica algum motorista. Você poderá contratar o seu transfer com empresas da região, entre elas a São Paulo Ecoturismo, Rota Combo, Gi Conect e a Levatur.
» É possível ir de ônibus até Atins?
Não. Apenas até Barreirinhas. O jeito mais barato de ir de São Luís para Barreirinhas é através do ônibus intermunicipal. A viagem é realizada pela Cisne Branco Turismo e pela Expresso Guanabara. A viagem de ônibus dura cerca de 5 horas de duração e o veículo parte da Rodoviária de São Luís. O trajeto entre o aeroporto e a rodoviária é de apenas 2,6 km. Essa é uma boa solução para quem chega a São Luís à tarde e não consegue pegar as vans que partem pela manhã.
♦ Quando visitar os Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses podem ser visitados durante todo o ano, porém alguns detalhes na previsão do tempo farão toda a diferença na sua experiência por lá. A região é marcada por longos períodos de chuva e seca, o que torna a paisagem e as atrações bem diferentes a depender dos meses do ano.
A temporada de chuva costuma acontecer de janeiro a junho. Quanto mais chuvas no ano, mais cheias ficam as lagoas no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Assim que as chuvas diminuem de frequência, as lagoas seguem cheias e os dias são ensolarados, o que faz dos meses de junho, julho e agosto a melhor época para visitar os Lençóis Maranhenses. A partir de setembro, já será mais difícil encontrar lagoas com água suficiente para mergulhos. E quem visita a região depois de outubro corre grande risco de ver as lagoas já bem vazias. Entre novembro e janeiro, a situação é ainda mais crítica e apenas as lagoas perenes ficam cheias. E elas são raríssimas.
O ideal é que você pesquise as características de cada estação do ano naquela região. Eu recomendo o site https://pt.weatherspark.com/, que, levando em conta várias informações importantes como umidade, vento, chuva etc, indica a melhor época para se visitar o local – é o que eu venho utilizando faz algum tempo já, com ótimos resultados.
♦ Onde se hospedar em Atins
Os principais atrativos dos Lençóis Maranhenses ficam espalhados pelos distritos Atins, Barreirinhas e Santo Amaro. Por isso o ideal é dividir a hospedagem entre essas bases para economizar tempo de viagem.
Eu utilizo o Booking.com para pesquisar hotéis, pousadas e albergues nessas regiões.
Atins é um lugar fora de série: uma vila que, apesar da recém popularidade, ainda mantém seu ar simples, rústico e cheio de charme. É o destino preferido para quem deseja estar mais conectado à natureza e gosta de praticar esportes radicais como kitesurfing. A vila costuma ficar movimentada nos feriados e finais de semana, com festivais de música e eventos culturais.
O acesso para Atins não é dos mais fáceis. Para chegar, será necessário pegar uma lancha ou um 4×4 saindo de Barreirinhas. E este é exatamente um dos fatores que fazem desse povoado um paraíso.
Atins é um povoado bem pequeno e o ideal é ficar hospedado na Rua Principal ou nas pousadas com acesso mais fácil para a praia. Assim o esforço será mínimo e o descanso será máximo. A oferta de pousadas, que há alguns anos era bem pequena, agora está crescendo.
Ainda que o padrão das pousadas em Atins já esteja bem mais alto, ainda é possível encontrar algumas hospedagens que não têm água quente no chuveiro, o que pode ser um incômodo para alguns hóspedes. O mesmo vale para o ar-condicionado, item que não é comum a todas elas. Fique atento às regras e facilidades da pousada escolhida para não ter problemas futuros.
✦ Para mais informações sobre cada lugar: Barreirinhas | Atins | Santo Amaro
♦ Onde comer
Eu utilizo o site TRIPADVISOR para pesquisar os restaurantes mais bem avaliados na região – costuma ser muito útil. Os melhores – dentre os que tive a oportunidade de conhecer – são os que oferecem comida caseira, com alimentos típicos da região. Os pratos típicos também fazem parte da viagem! Assim, não há desculpa para voltar para casa sem ter comido camarão, arroz de cuxá, moqueca, carne de sol ou a peixada maranhense.
N povoado de Atins, quem atrai todas as atenções é o Pizza Napolitana, na Pousada Maresias. Para variar, experimente a caipirinha de caju e as massas da Pousada Cajueiro ou os sabores com música ao vivo no Sebastian Bar. Quer curte experiências diferentes e não resiste a um menu mais elaborado pode entrar em contato com a pousada La Ferme de Georges e agendar um jantar mais refinado. Se a pedida for um petisco ao final de tarde e de frente para o mar, sente-se às mesas do Bar.CO, que serve comidinhas rápidas e drinques deliciosos com vista para o pôr do sol. E se o desejo for por comidas mais regionais e bons preços, não deixe de conferir o Restaurante Sarnambi e o Céu Aberto.
Vale dizer que Atins é um povoado bem pequeno, as ruas não têm iluminação e tudo fecha bem cedo. Mesmo os restaurantes mais movimentados não costumam permanecer abertos depois das 22h. Fique atento ao horário para não correr o risco de passar fome. Na emergência, se os restaurantes estiverem fechados, procure refeições nas pousadas. Muitas delas servem jantar aos hóspedes.
♦ Quando tempo ficar nos Lençóis Maranhenses
Ao visitar os Lençóis Maranhenses, invista em uma viagem de, no mínimo, cinco dias. O ideal, entretanto, são dez dias divididos entre as três principais bases: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. E se o tempo e a disposição física permitirem, a melhor pedida é a travessia a pé pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, com trajeto que leva de três a cinco dias e passa pelos mais incríveis cenários e povoado isolados que podem ser conhecidos apenas caminhando.
♦ O que fazer em Atins
Atins pode ser visitado em um passeio de um dia a partir de Barreirinhas, mas temos a certeza de que, ao chegar por lá, sua vontade vai ser de ficar, por isso, organize-se para passar ao menos duas noites na região. A maior vantagem de Atins é oferecer atrações que não exigem dos turistas a contratação de passeios. O povoado é ideal para quem quer descansar sem pressa ou obrigações a cumprir.
A principal atração de Atins é a praia, que está localizada na foz do Rio Preguiças. O mar é calmo, a paisagem linda e o pôr do sol daqueles inesquecíveis. Como se não bastasse, o vento atrai esportistas praticantes de kitesurf, que dão um colorido a mais ao mar. Um pouco mais adiante, a praia ganha o nome de Canto de Atins e oferece um dos ambiente mais isolados e encantadores dos Lençóis Maranhenses. Mas se lagoas forem o grande objetivo da viagem, não há com o que se preocupar: saindo de Atins, será possível fazer passeios para a Lagoa Tropical e Lagoa da Lorena e também para a Lagoa das Sete Mulheres e Lagoa da Capivara. Se a disposição estiver grande, dá até para ir caminhando pela beira-mar até chegar às lagoas e curtir uma porção de água doce sem ninguém. Um paraíso sonhado por muitos! Aliás, é de Atins que partem o trekking do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.
Outra praia que agrada bastante é a Praia do Caburé, localizada a uma hora de lancha de Barreirinhas e bem pertinho de Atins. A paisagem é linda e a faixa de areia divide o mar e o Rio Preguiças. Na região, ainda dá para saborear deliciosos pratos à base de camarão e peixe e esticar o descanso nos redários dos restaurantes.
Em relação aos atrativos turísticos do entorno da cidade de Atins, alguns locais mais conhecidos são:
- Lagoa da Capivara;
- Lagoa Tropical;
- Lagoa da Lorena;
- Lagoa das Sete Mulheres;
- Canto de Atins;
- Praia do Rio Preguiças;
- Praia do Caburé;
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
Espero que tenha curtido o post e tirado suas dúvidas sobre os Lençóis Maranhenses. Pode ter certeza que essa será uma viagem incrível! Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post! Um grande abraço e que nossos caminhos se cruzem pelas trilhas da vida!