♣Quem não gosta de viajar, não é mesmo? Não há nada como colocar o pé na estrada e seguir rumo a destinos paradisíacos no seu ritmo, sem se preocupar com horários, tempo ou burocracias, mas você sabe como calcular os custos de uma viagem de carro?
Mesmo sendo um meio de transporte cômodo, viajar de carro gera despesas. Pensando nisso, preparamos um guia com algumas dicas para ajudar a calcular seus gastos de viagem. Confira:
♦ Por que calcular os custos de uma viagem de carro?
Seja com o carro próprio ou com o alugado, quando decidimos viajar, o primeiro passo para garantir que tudo saia como esperado é o planejamento. Somente assim conseguimos elaborar um roteiro e garantir que nada fuja do controle.
Dessa forma, ao simular os custos de uma viagem de carro, você organiza seu orçamento e evita gastos desnecessários. Além disso, é possível tornar o percurso mais agradável, optando por rotas mais curtas ou com belíssimas paisagens.
♦ Passo a passo: calcule os custos da sua viagem de carro
Sabendo que o planejamento é fundamental para uma viagem tranquila, que tal algumas dicas para calcular os custos? Veja a seguir o passo a passo e descubra como organizar sua próxima aventura:
1. Revisão/Manutenção ou Aluguel
O primeiro passo para calcular os custos é encaixar o valor de uma revisão completa do veículo nas despesas, assim como da manutenção, caso seja necessário.
Afinal de contas, ninguém quer estragar uma viagem planejada com tanto carinho e ainda colocar em risco sua própria vida e a de outras pessoas, por ter deixado de fazer algo tanto importante quanto a revisão do carro. Acredite, as vezes até um ajuste mínimo no carro pode fazer a diferença entre uma viagem espetacular e uma traumatizante.
Se você for alugar um carro, pule esta etapa, pois a própria locadora é responsável pela manutenção do veículo. Esse valor já vem embutido no valor total do aluguel. Assim, ao invés de calcular os custos com a revisão, calcule os gastos com o aluguel do veículo, levando em conta se vai contratar segurou ou não – sempre recomendo que sim!
2. Combustível e Pedágios
Tanto o combutível quanto o pedágio são os custos do percurso, isto é, aquilo que você vai gastar pra se deslocar de um ponto a outro. Por isso coloquei os dois juntos num mesmo passo.
Quem dirije diariamente sabe que o principal custo de uma viagem de carro é o combustível – ainda mais com as altas do combustível no nosso país. Por isso, é fundamental prever os gastos com esse item. Ainda, quando for calcular os custos da viagem, não dá pra esquecer de incluir os pedágios – inclusive alguns só aceitam dinheiro, por isso é bom sempre reservar algum dinheiro em espécie pra não acabar passando estresse nas cabines do pedágio!
Para salvar a vida dos viajantes de plantão, alguns aplicativos e sites prometem facilitar esse planejamento. Tudo que você precisa é saber quantos quilômetros por litro seu carro percorre, indicar o local de partida/destino e pronto: o sistema faz todo o cálculo pra você! Claro que é bom sempre reservar uma margem de segurança, porque a quilometragem que seu carro gasta pode variar conforme a estrada, a qualidade da gasolina, as condições dos pneus etc.
Confira 4 plataformas que oferecem o serviço de forma gratuita:
3. Limpeza
Por último, mas não menos importante é a limpeza. Independentemente da extensão da viagem e se você vai viajar com carro próprio ou alugado – muitas empresas cobram um custo a mais caso você entregue o carro sujo – é necessário contabilizar os gastos com limpeza interna e externa do veículo. Pensando nisso, você pode incluir no orçamento uma ida ao lava rápido ou a compra do material de limpeza, caso decida higienizá-lo você mesmo.
E aí, gostou de saber como calcular os custos de uma viagem de carro? Então, já prepare as malas e embarque rumo a essa aventura. Se tiver mais dúvidas, fique à vontade para comentar aqui no post!
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiraspara acompanhar nossas trilhas e viagens!