♣ Se você busca aventura e contato com a riqueza natural do Brasil, não deixe de acompanhar esta lista que elaborei com 5 cachoeiras imperdíveis na Chapada dos Veadeiros. Vamos lá!
Dentre os principais destinos de ecoturismo espalhados pelo Brasil, nenhum se destaca tanto por sua energia especial como a Chapada dos Veadeiros. Um destino para quem ama aventura ou, simplesmente, um destino para quem quer a paz e tranquilidade que só uma conexão intensa com a natureza pode oferecer.
Além das cachoeiras, a Chapada dos Veadeiros reserva ainda aos viajantes outras experiências espetaculares, como pôr do Sol, noites de céu estrelado, banhos nas piscinas naturais de águas termais, além de uma grande variedade de tratamentos místicos e holísticos. À noite existem várias opções de bares, restaurantes e eventos culturais e musicais, principalmente na alta temporada e aos finais de semana e feriados. No restante do tempo a região é bem pacata e o comércio costuma fechar cedo.
✦ Veja também: Chapada dos Veadeiros: como chegar, quando ir, o que fazer
Mas, sem dúvidas, o que atrai tantos turistas à Chapada dos Veadeiros são suas belas cachoeiras, cânions e paisagens magníficas. A partir de agora falarei sobre 5 cachoeiras que imperdíveis e que não podem estar de fora do seu roteiro de viagem para a Chapada dos Veadeiros. São elas:
- Cachoeira do Dragão
- Cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Candaru
- Catarata dos Couros
- Cachoeira do Label
- Cachoeira do Segredo
1. Cachoeira do Dragão
A Cachoeira do Dragão é a minha favorita e, sem dúvidas, a mais radical! Primeiro, para chegar até lá, são mais de 30 km de estrada de terra em péssimo estado – mesmo caminho que leva ao Complexo de Cachoeiras do Rio Macaquinhos. Em seguida, é preciso percorrer uma trilha extremamente desgastante: uma descida muito íngreme cheia de pedras soltas na ida, que se torna uma subida infinita na volta. Por fim, você ainda tem que percorrer 1,4 km atravessando rios a pé e a nado, no meio de cânios enormes, com risco de pedras caírem -; por isso, é obrigatório o uso de capacete e colete salva-vidas o tempo todo.
Apesar disso tudo, não tenho dúvidas que vale muito a pena conhecer essa cachoeira. Ela é incrível! Quando você chega até a queda, parece que está em outro planeta, talvez no mundo de Jurassic Park. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
✦ Clique aqui e saiba mais sobre a Cachoeira do Dragão
2. Complexo Turístico Kalunga: Cachoeiras Santa Bárbara, Capivara e Candaru
Localizadas dentro do Quilombo Kalunga do Engenho II, as cachoeiras não estão muito distantes entre si. Geralmente os turistas visitam as três cachoeiras no mesmo dia, em um tour contratado na entrada da comunidade. Essas cachoeiras são os pontos mais visitados de Cavalcante e chamam a atenção de quem deseja viajar para a Chapada dos Veadeiros, razão pela qual o turismo na cidade apresenta crescimento.
Cada uma das cachoeiras apresentam suas próprias particularidades. Por exemplo, a Cachoeira Santa Bárbara fica escondida no meio da mata e suas águas possuem uma cor azul-bebê. Já a Cachoeira Capivara possui águas em tons esmeralda e quedas fortes e volumosas.
3. Catarata dos Couros
A Catarata dos Couros é alimentada pelas fortes águas do Rio dos Couros – dizem os locais que tem esse nome porque antigamente os fazendeiros utilizavam o local para secar os couros dos animais.
A Catarata dos Couros é uma sequência de corredeiras, cachoeiras e poços. Além de ser gratuito (fui em abril/2022), o lugar é incrível: cada queda d’água tem suas próprias características, agradando a todos: dos que curtem se aventurar, saltando de pedras e nadando até a queda da cachoeira; aos mais tranquilos, que preferem relaxar e pegar Sol nos poços de águas cristalinas. Por isso é a preferida dos moradores locais! No entorno ainda tem dois restaurantes com comida caseira feita com alimentos frescos da região.
✦ Clique aqui e saiba mais sobre a Catarata dos Couros
4. Cachoeira do Label
A Cachoeira do Label é a mais alta do Estado de Goiás. Com seus 187 metros de altura, sua queda forma, além da cachoeira, um complexo de piscinas naturais e atrações da reserva Bellatrix. A trilha tem em torno de 2 km e é autoguiada, mas de dificuldade alta. Seu acesso se dá pela estrada da represa do paranã a 26 km da cidade de São João da Aliança. Por ser propriedade privada, é cobrada taxa de visitação.
Breve História: O nome Label vem de uma comunidade quilombola que se localizava na região do topo da cachoeira. Ainda existem vestígios da ocupação no local. O nome ficou conhecido como marco de seu povo, que após a expansão agrícola e oportunidades geradas pelos políticos locais foram oferecido lotes para os antigos moradores, que se instalaram na cidade. Aos poucos esta referência se deu por abrigar o “Povo do Label”, remanescentes de escravos refugiados ainda na época da “fomação do Forte”, que sediou a comarca dos municípios de Formosa, Cavalcante e região. O Forte tornou-se um ponto e marco histórico do Goiás por ter sido durante um período, a sede do município de Formosa e tem este nome por ser protegido pelas paredes intransponíveis da Serra do Paranã.
5. Cachoeira do Segredo
A Cachoeira do Segredo está a 14 km de carro de São Jorge, percorrendo uma extensa e precária estrada de terra. Apesar disso, vale muito a pena, pois a queda d’água de mais de 100 metros é de tirar fôlego. O véu de noiva branquíssimo cai sobre um poço calmo onde é possível se refrescar ao som da cachoeira. O local está dentro de uma propriedade privada – é cobrado uma taxa de visitação.
✦ Clique aqui e saiba mais sobre a Cachoeira do Segredo
Você curte as dicas que postamos aqui no blog? Então nos siga no instagram @trilhasecachoeiras para acompanhar nossas trilhas e viagens!
E aí, você concorda com a lista? Sentiu falta de alguma cachoeira? Comente aqui no post e me conte quais as suas 5 cachoeiras favoritas da Chapada dos Veadeiros?